Segunda - Sexta - 9h00 - 18h00, Sábados - 9h00 - 13h00
  • Ligar: (+351) 255 561 225
  • Email: academia@samcinfaes.pt

Academia D'Artes de Cinfães

A Academia d’Artes de Cinfães desempenha um papel crucial na fixação dos nossos jovens, proporcionando-lhes uma valência educativa na área do ensino artístico especializado de música.
Academia d’Artes de Cinfães

É mais uma novidade. Este ano letivo a Academia d`Artes de Cinfães conta com uma nova experiência musical para as crianças com idades compreendidas entre os 0 e 5 anos - esta modalidade funciona como preparação para a criança aprender a cantar e a audiar. Quanto maior a variedade e equilíbrio entre experiências musicais vivenciadas pela criança, maior será a absorção de competências essenciais para o seu desenvolvimento.

Turma dos 0 - 3 anos - "Os Jasmins"
Turma dos 4 e 5 anos - "Os Traquinas"

A abertura de turma está sujeita a um número mínimos de alunos.
Inscrições limitadas.

Contratação para o exercício de funções docentes na disciplina da área vocacional correspondente ao grupo definido na Portaria 693/98 de 3 de setembro, M24, com a duração de 7 horas. semanais.

Contratação para o exercício de funções docentes na disciplina da área vocacional correspondente ao grupo definido na Portaria 693/98 de 3 de setembro, M17, com a duração de 13horas. semanais.

Chegando o fim do ano letivo, a Academia d`Artes de Cinfães apresenta um rol de atividades que se realizarão nos meses de junho e julho.

Concertos, Audições de classe, Recitais e Estágios de orquestra, entre outros, representam todo o trabalho desenvolvido pelos nossos alunos no decorrer do ano letivo.

Estas atividades decorrerão no edifício da Academia ou no Auditório Municipal de Cinfães.

Felizmente já podemos contar com público, algo muito esperado pelos nossos alunos, sendo que as lotações de cada atividade cingir-se-ão às indicações homologadas pela Direção Geral de Saúde. Sintam-se convidados!

É com enorme satisfação que apresentamos a nossa primeira Masterclasse de Oboé organizada pela nossa escola. "Oboés de Norte a Sul - I Edição" dia 5 de junho de 2021, uma atividade que será uma mais valia a nível musical e pessoal para os alunos não só da nossa classe mas também a nível nacional.

Poderá consultar as Biografias dos nossos professores convidados neste post: Tiago Coimbra, Juliana Félix e Daniela Pinhel.

Masterclasse de Flauta Transversal na Academia, com a Professora Mafalda Carvalho, nos dias 5 e 6 de junho de 2021

Mafalda Carvalho, flautista portuguesa nascida a 11 de Julho de 1991 no Troviscal, é Primeira Flauta na Orquestra Clássica do Centro e professora no Conservatório de Música de Seia – Collegium Musicum.

Na sua atividade enquanto músico de orquestra exerceu funções de Piccolo, Secção e Assistente de Principal na Orquestra Filarmónica de Jalisco, no México de Setembro de 2017 a Julho de 2019 e foi Flauta Principal da Orquestra Clássica da Madeira na temporada de 2016/2017. Foi flautista da Fundação Orquestra Estúdio – Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura e colabora regularmente com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Gulbenkian e Orquestra Sinfónica da Galiza.

Foi-lhe conferido pela Universidade de Aveiro o Grau de Mestre em Ensino de Música, na classe do professor Jorge Salgado Correia e pela Escola Superior e Música, Artes do Espetáculo (ESMAE) o Grau de Mestre em Interpretação Artística em Flauta Transversal da classe da professora Ana Raquel Lima. Estudos prévios incluem a Licenciatura na ESMAE.

Mafalda Carvalho iniciou os seus estudos musicais na escola de Música da União Filarmónica do Troviscal aos seis anos e ingressou no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian em 2000 tendo como docentes de flauta a professora Florbela Gonçalves, José Abreu e Ana Maria Ribeiro acabando os estudos de flauta transversal nesta instituição com a mais elevada classificação.

Dos prémios que recebeu destacam-se o Primeiro lugar no Prémio Jovens Músicos de 2016 no nível superior, o Primeiro Prémio na II Edição do Concurso Internacional José Massarrão em 2019 no escalão superior, o Segundo lugar no II Concurso de Internacional de Interpretação EMSCAN/ Lisboa Incomum 2019, o Segundo lugar o Prémio de Interpretação Frederico de Freitas em 2016, o Prémio Honorífico David Russel para Jovens Talentos em Vigo no ano de 2008, o Primeiro lugar no concurso de La-salette- Oliveira de Azeméis em 2010, Primeiro lugar no concurso Paços Premium 2010 e Terceiro lugar no Prémio Jovens Músicos, nível superior em 2010, Primeiro lugar Concurso Albertino Lucas – Fafe em 2010 e Menção Honrosa no Prémio Helena Sá e Costa em 2011, Segundo lugar no I Concurso Internacional Terras de La- Salette em Abril de 2012, Primeiro lugar no Concurso Internacional Terras de La- Salette em Abril de 2013. Prémio atribuído pelo Rotary Club Veloso &Troca, Lda por ter sido uma dos três melhores alunos da ESMAE no ano letivo de 2011/2012, para além de prémios com os seus grupos de música de câmara.

Enquanto solista tocou com a Orquestra Filarmonia das Beiras em 2019, com a Orquestra de Câmara de Colónia em 2017, com a Orquestra de Sopros da Universidade de Aveiro em 2017, com Orquestra Gulbenkian no Festival Jovens Músicos em 2016, com Orquestra Metropolitana de Lisboa na final do Concurso "Jovens flautistas 2012", Orquestra Sinfonieta da ESMAE também em 2012 e com a Orquestra Clássica da Madeira em 2011.

É membro do Quinteto Iberoamerico de Sopros, do Ensemble de Flautas Éolia, e fez parte do Trio Densité (flauta, clarinete e piano) e do Trio Cadenza (flauta, violoncelo e piano).

"Informam-se todos os interessados em frequentar o curso Básico de Música, 2º Ciclo (Regime Articulado) no ano letivo 2021/2022 (para alunos que vão ingressar no 5º ano) devem proceder à inscrição, para a realização da prova de aptidão.

Abril é o mês de prevenção dos maus tratos nas crianças. Como é habitual, a Comissão de Proteção de Jovens e Crianças (CPCJ) de Cinfães, durante o mês de abril, realiza várias atividades com o objetivo de alertar e sensibilizar a sociedade para este drama e também de o erradicar de vez da nossa realidade.

No passado dia 18 de Novembro, a Academia d`Artes de Cinfães, em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cinfães (CPCJ), assinalou o Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual. Sendo esta temática um dos graves problemas existentes na sociedade, a Academia assume um papel fulcral na formação dos seus alunos, alertando toda a comunidade escolar para a prevenção deste flagelo. Esta Atividade consistiu na visualização de um vídeo por parte dos alunos e na consciencialização dos mesmos para o tema abordado. Por fim, os alunos mostraram através de pequenos desenhos e frases o que o vídeo lhes transmitiu e o que sentiram com a experiência da atividade. O resultado final pode ser observado através do registo fotográfico seguinte.

"A criança tem direito a ser feliz" - Madalena Silva, 9 anos.

A Academia d`Artes e Cinfães convida toda a comunidade para a celebração do Dia Mundial da Música, no dia 1 de Outubro, pelas 21 horas. Esta data torna-se ainda mais importante e comemorativa pois celebramos também o 7º aniversário da Academia. Com a atual situação pandémica, o concerto será transmitido em direto na nossa página de Facebook: "https://www.facebook.com/acad.cinfaes". Esta celebração contará ainda com um concerto realizado pelos nossos professores que abrilhantarão toda esta magnífica noite com vários momentos musicais.

Sintam-se convidados!

Contratação para o exercício de funções docentes na disciplina da área vocacional correspondente ao grupo definido na Portaria 693/98 de 3 de setembro, M16 Percussão, para lecionar nos cursos de iniciação e básico com a duração de 12horas semanais.

A Academia d`Artes de Cinfães convida para mais um momento musical, desta vez, as Audições de Classe de 3º Período. Como vivemos uma situação atípica, todas as audições serão online, na Plataforma Teams, na equipa "Geral".

Biografia Musical

É professora de Piano na Academia d’Artes de Cinfães, na Academia Valentim de Carvalho, no Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira e na Tuna Musical Mozelense.

Iniciou o seu percurso musical aos 6 anos na Academia de Música de Santa Maria da Feira onde teve como professores de Piano Maria Cidália Cruz, Filipa Meneses e Elsa Silva. Concluiu em 2018 a Licenciatura em Piano na Escola Superior de Música e Artes do Espetáctulo do Porto (ESMAE) com os professores Madalena Soveral e Constantin Sandu. Em 2020 conclui o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro, onde tem como orientador o professor Fausto Neves.

Ao longo do seu percurso académico, participou em diversas masterclasses com pianistas como Jean-François Antonioli, Balázs Fülei, Luíz Moura e Castro, Pedro Burmester, Álvaro Teixeira Lopes, Miguel Borges Coelho, Artur Pizarro, Ana Guijarro, Pablo Galdo, Xavier Torres, Jésus María Gomez, Fernando Puchol. Tocou em recitais a solo na Reitoria da Universidade do Porto, no Ateneu Comercial do Porto, em Portimão, entre outros.

Paralelamente aos seus estudos como solista, é membro fundador do grupo Trio daBarca e Trio Inverso, com os quais tocou em diversos festivais, nomeadamente Festival Gravíssimo em Alcobaça, Festival ESMAE, Festival Euroclassical, Festival de Música de Fânzeres ou São Gonçalinho Street Arts Fest. É ainda pianista na Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, sob a direcção do maestro Paulo Martins.

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter.
Fique por dentro das nossas novidades e notícias.

Onde Estamos?

Academia d'Artes de Cinfães situa-se no centro do concelho de Cinfães

Morada
Casa da Cultura, Calçada do Bento 4690 - Cinfães
Telefone
+351 255 561 225
+351 925 483 840
Email
academia@samcinfaes.pt